Diversidade, o fator chave


Proposta de redação – ENEM 2007

Tema: O desafio de se conviver com a diferença

 

 

 

Diversidade: o fator chave

Todo e qualquer indivíduo pertencente a uma sociedade desempenha um papel, uma função que, mesmo pequena, carrega consigo alto grau de importância para o funcionamento de uma comunidade. O problema é que muitos não conseguem observar o mundo sob esse ângulo.

É natural, em nossas relações, aproximar-mo-nos daquilo ou daqueles que possuem características similares às nossas. Mas, em grupos sociais, sempre estamos sujeitos a encontrar pessoas que pensam diferente, agem diferente e possuem modos de vida diferentes dos nossos. Saber conviver de forma harmônica com essas diferenças constitui um grande desafio.

Já vimos inúmeras vezes nos noticiários cenas de violência entre grupos rivais, entre torcidas, entre vizinhos, entre militantes de partidos políticos. Mas o que leva esses grupos a combaterem-se de forma tão radical? Vários são os motivos possíveis: divergência de interesses, idéias, gostos; mas todos se resumem na falta de respeito à individualidade do outro.

Os homossexuais, os idosos, os negros, os brancos e vários tipos de pessoas ainda sofrem com a discriminação e preconceito que evidenciam a intolerância à pluralidade de nosso país.

Todos precisamos entender que nenhum ser humano é auto-suficiente. Sempre necessitamos da ajuda do outro para realizarmos qualquer ato. Para se fazer uma construção, por exemplo, não se utiliza somente o trabalho dos engenheiros, ou apenas do mestre de obras, ou só dos operários. É necessário que todos atuem de maneira coletiva, cada um em sua área, de modo que cada parte necessite da outra para a edificação do prédio.

Portanto, precisamos deixar de lado o preconceito e entender que todos, cada um de seu modo, desempenha um papel importante na sociedade. E que a diversidade é o fator chave para que essa relação de interdependência se manifeste eficazmente na construção do tão almejado mundo melhor.

 

                                                                                                                                                                                                      Jean Marcel G. dos Santos

 

IMAGEM ENEM 2007-2

Esse post foi publicado em Meus textos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Diversidade, o fator chave

  1. Jean disse:

    Este texto obteve conceito máximo no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s